quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ADOÇÃO DE FILHOS - Maturidade

Introdução: A palavra adoção na cultura ocidental é muito diferente da oriental.


No mundo Ocidental a adoção é no sentido de tirar uma criança de uma família e torná-la membro de outra. No Oriental o pai adotava se próprio filho, entre o período de nascimento e adoção, havia os estágios de crescimento, educação e disciplina, até que a maturidade era alcançada pela adoção para filiação. Pela adoção o filho era reconhecido como aquele que poderia ser o fiel representante de seu pai. Ele havia alcançado o estágio da maturidade, no qual o pai poderia encarregá-lo com a responsabilidade de supervisionar os negócios da família. O filho se torna o “herdeiro” do patrimônio de seu pai. O nascimento dá a alguém o direito à herança, mas a adoção dá a alguém a participação na herança.

Fomos gerados: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (João 1:12)

Teknon criança recém-nascida “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12-13). Entre o período de nascimento e adoção, havia os estágios de crescimento, educação e disciplina, até que a maturidade era alcançada pela adoção para filiação.

Népios “menino, infante”, enfatizando sua inexperiência, ingenuidade. (Gálatas 4.1)

Paidia “criança”, enfatizando a fase do aprendizado. (1 Coríntios 14.20)

UIÓS (Huiothesia) Adoção de “filho”, enfatizando a sua maturidade. A Palavra “adoção” é traduzida do grego huiothesia, e ocorre 5 vezes no Novo Testamento, em todas epistolas (Romanos 8:15, 23; 9:4; Gálatas 4:5; Efésios 1:5).

O que representa a celebração do Bar mitzvá?

O Bar mitzvá é celebrado aos treze anos, pelos meninos, e o Bat mitzvá aos doze, pelas meninas. Isto porque o judaísmo acredita que estas últimas se desenvolvem mais rapidamente, sendo mais precoces. O Bar mitzvá não é apenas uma festa; aos treze anos o menino tem a obrigação de cumprir as mitzvot. A partir desse dia, ele é considerado um judeu maior pela Lei Judaica, como qualquer adulto.


Conclusão: Filiação e Maturidade - Somos exortados em (Hebreus 6.1) a “prosseguir rumo à maturidade” (isto é, “filiação”), a pensar como homens maduros (1Co 14.20), e a crescermos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef 4.15).“Todas essas passagens, e muitas outras, nos convidam à maturidade, que é sinônimo do conceito de filiação.”




Ludovico Motta, pr

Um comentário:

  1. Recebi em meu orkut um pedido de oração em favor do menino Pedro Henrique, neste pedido foi solicitado que eu repassasse aos meus amigos do orkut. Agora todos estão orando por ele e por isso desejam saber se o quadro do garoto melhorou. Mas a pessoa que me enviou não soube me da nenhuma informação. Então me passou o seu Blog, porque segundo ela este pedido se originou justamente aqui. Sendo assim gostaria que se possível for entre em contato comigo pelo e-mail (lillithy10@hotmail.com). Desde já agradeço e peço desculpa se acaso lhe causo algum incomodo.

    ResponderExcluir