segunda-feira, 4 de julho de 2011

Necessidade de limites (NOS RELACIONAMENTOS)

                       
Reunião com casais da CGI - 17/06/2011



Tema: Necessidade de limites (NOS RELACIONAMENTOS)



Definição: O dicionário define limite como uma linha ou ponto divisório que tem como objetivo separar, proteger e distribuir o espaço contra a invasão dos intrusos. O sucesso em todas as áreas da vida é determinado pela maneira  como estabelecemos e respeitamos os limites.


A palavra chave para estabelecer limites é Não. Você sabia que os limites sempre foram vitais para os seres humanos no que se refere a relacionamentos?



Deus estabelece limites a Adão e Eva no Jardim

Lembre-se - A palavra chave para estabelecer limites é (Não)



“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para lavrá-lo e guardar. Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:15 a 17)



Deus estabelece limites ao povo de Israel no deserto

 Lembre-se - A palavra chave para estabelecer limites é (Não)



“Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o. Ao que lhe disse o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem os limites para subir ao Senhor, para que ele não se lance sobre eles. Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhes isso. (Êxodo 19:23 a 25)



Êxodo 20:1 a 17 -

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

13 Não matarás.

14 Não adulterarás.

15 Não furtarás.

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.



Deus ao tirar o povo de Israel do Egito os leva para o deserto e no monte Sinai fala para Moises escrever em uma tabua os limites que visão proteger os relacionamentos com Deus (5 nãos) e com o próximo ( 5 nãos), observe que primeiro é no vertical e depois no horizontal.



Jesus ensinou os seus discípulos em relação aos limites.

Jesus ensinou sobre a questão dos limites quando disse: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37).



Os limites protegem as nossas emoções dando-nos segurança. O que acontece quando o ladrão arromba a porta da casa, entra, revira tudo, mas não leva nada? Qual é o sentimento que fica no coração da família? Eu já experimentei isso na minha casa quando morava em Londrina Paraná. O fato de saber que os limites foram desrespeitados e violados por um intruso provocou em nós uma sensação de insegurança, ao ponto de mudarmos da casa, A violação dos limites pode afetar-nos emocionalmente. A bíblia fala no evangelho de João 10:10  de um inimigo que veio para roubar matar e destruir e isso tem acontecido muitas vezes em nossas vidas por dar legalidade ao Diabo por quebrarmos os limites estabelecidos por Deus para as nossas vidas.





Dez mandamentos para saber lidar bem com os limites e ter bom relacionamento.



1. Quem é a autoridade estabelecida por Deus em sua casa?

Deus estabeleceu o homem (marido) como o líder da casa, para que ele seja: Rei (provedor), Sacerdote (intercede e ora), Profeta (tem uma palavra de Deus). Quando se quebra este princípio, abre-se uma brecha que enfraquece o relacionamento conjugal e familiar. O líder é quem define os limites, a esposa com autoridade delegada pelo marido pode também definir e cobrar para que esse limite seja respeitado. É bom que o casal deixe bem claro entre eles a função do líder, que é a de governar, e a da esposa, que é edificar (auxiliadora).  Quando os papéis estão bem definidos dentro de uma família, fica mais fácil conhecer os limites.



2.  Até que ponto a falta de limites com os filhos tem afetado a liberdade do casal?

Casal que define bem os papéis na relação cria filhos mais equilibrados. Famílias formadas por casais que sabem bem quais são os limites e as funções de cada um tanto no relacionamento quanto na vida em comum, tendem a ser mais eficientes na formação de adultos saudáveis e maduros. Quando a relação dos pais não funciona como deveria, o desenvolvimento dos filhos tem grande possibilidade de ser afetado.Filhos que os pais não estabelecem limites, que não sabem o que significa a palavra “não” serão adultos problemáticos de difícil relacionamento, serão insubordinados e consequentemente péssimos maridos. Limites. Implica direitos e deveres, regras, orientação. Sentir que existem limites claros dá à criança a certeza de ser amada, cuidada e orientada. Na falta deles, ela tem a sensação de estar à deriva, de não ter com quem contar, de desamor.







3.   Você diz não aos seus impulsos?

“Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” (Provérbios 16:32). Dominar a si mesmo é o maior desafio a qualquer pessoa. Quando você diz não aos seus próprios impulsos  significa que a disciplina é algo determinante na sua vida, e isso levará você ao sucesso. Os limites começam dentro de nós. Quem não é capaz de dizer não à si mesmo, nunca será apto a dizer não aos outros.



4.   Até que ponto seus pais, (sogro e sagra) tem atrapalhado o relacionamento de vocês dois?

Qual o limite entre o cônjuge e os seus pais? Não tão perto que eu vá de chinelo e nem tão longe que eu precise de uma mala. Quando o relacionamento com a família começa a concorrer com o casamento, indica que a relação é doentia e precisa ser repensada, isto é, faltam limites. Nenhum outro relacionamento pode estar acima do compromisso entre marido e mulher, a não ser a nossa comunhão com Deus. Nem o pai, a mãe, irmão ou irmãs, por mais queridos podem ocupar o espaço do relacionamento entre o casal. A tendência é aumentar os conflitos e a tensão no relacionamento.



 5. Sua amizade com alguém está provocando conflitos em seu casamento?

Um sinal claro de que há problemas de limites é quando seu relacionamento com uma pessoa afeta sua relação com as demais. Não se pode permitir que uma pessoa tenha um poder muito grande sobre a sua vida.





 6. Você tem visitado a casa dos seus pais e regressa de lá deprimido (a)?

Se visitar a casa dos pais está fazendo mal a você, significa que esta relação é doentia e precisa ser repensada. Seria bom que ele ou ela voltasse da casa dos pais melhor, e não pior. Você é dono da sua vida e pode impedir que as pessoas exerçam influências negativas sobre você e sobre seu casamento. Não se deixe envenenar, não abra o seu coração para conversas que não agregam valor à sua vida.





 7. Quem manda no seu dinheiro, no seu cartão de crédito e no seu talão de cheques?

Pessoas que não sabem dizer não e emprestam dinheiro, cheques, cartão de crédito, etc., sempre pagarão dívidas que não fizeram. Infelizmente, muitos casamentos estão mergulhados em profunda crise por falta de firmeza de maridos e esposas que não controlam o que lhes pertence. Saiba dizer não sempre que for necessário. Assuma o comando da sua vida financeira. Quando alguém pedir que você empreste seu nome para fazer uma compra, porque está sem crédito na praça, diga não. Caso queira emprestar é importante o casal conversar sobre o assunto e tomar a decisão juntos, sabendo dos riscos que estão correndo, para depois um não jogar na cara do outro.



8. Você usa bem o tempo?

"Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus" (Efésios 5:15-16). Algumas vezes, sentimos que o nosso dia não rendeu como gostaríamos. Ele simplesmente voou. Enquanto o dia dos outros parecem ter 40 horas, o nosso parece que só tem 20. Na verdade, nem o dia voou, e nem o tempo encolheu, o que nos faltou foi não saber colocar as prioridades na ordem certa, nem termos planejado o nosso dia. O dia continua tendo 24 horas... cada hora tendo 60 minutos... cada dia tendo 1440 minutos... 168 horas em cada semana. Podemos então concluir que as horas, os minutos e os segundos continuam os mesmos e, provavelmente, o problema deve ser mesmo comigo. Cuidado, irmã, com o modo como você administra a sua vida, pois "a personalidade de uma pessoa é, inevitavelmente, moldada de acordo com a imagem de suas prioridades". Então aqui vai uma dica para você se organizar melhor nas 24 horas que Deus está lhe dano. Sigamos a seguinte ordem e, com certeza, ela irá agradar a Deus e a nossa vida será administrada de modo que possamos "remir o tempo".

1- Tempo com Deus;

2- Tempo do casal

3- Tempo com os filhos

5- Tempo para trabalhar

6- Tempo para servir a Deus (na Comunidade, no GCEM etc)



 9. Por que será que muitas pessoas têm dificuldade de dizer não? Eis alguns motivos:

 a) Medo de não ser aceito.

 b) Quer passar uma imagem de bonzinho

 c) Medo da solidão. Se eu disser ‘não’ vou perder os amigos (as).

 d) Culpa. Se eu disser ‘não’, vou ficar com um sentimento de culpa   

     perturbador.



10. Saiba até onde vai o seu limite.

Ninguém é obrigado a assumir responsabilidades que não são suas. Há pessoas que assumem a vida dos pais, dos irmãos, e acabam arruinando o seu casamento. Ser solidário com a dor dos pais e dos irmãos e ajudar dentro dos limites do bom senso são ótimo; assumir a vida deles é péssimo. (cuidado para não trazer o macaquinho para o seu colo



Conclusão:

Seja líder de si mesmo. Assuma o comando da sua vida.

Tenha compromisso com uma ordem de prioridades.

Nunca sacrifique o que é importante pelo urgente.


                                                                                                 Ludovico e Solange, prs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário