quinta-feira, 3 de maio de 2012


Bem-aventurados os  mansos, porque herdarão a terra”. (Mateus 5:5)
Nesta série de mensagens extraídas do Sermão do Monte, estamos focalizando as leis do reino que Jesus veio estabelecer dentro do homem. Passaremos hoje à terceira: “Bem-aventurados os mansos”.

1- O que esta expressão não significa?
       - Não significa amabilidade.
       - Não significa docilidade. Não é algo externo.
       - Não significa caráter fraco.
       - Não significa “paz a qualquer preço”.

 Jesus nos convida a aprender ser manso com ele
 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”                                                      (Mateus 11.28-30)

 Mansidão não é tolerar o pecado
      (Mateus 11:29 ) – Jesus manso
       E ainda vamos vê-lo virar mesas no templo por conta da perversidade das pessoas. ( Mateus 21:12-13 )

Moisés mesmo manso teve momentos de ira
“Agora o homem Moisés era mui manso, acima de todos os homens que estavam sobre a face da terra”. (Números 12:3 ). O contexto nos mostra que a partir de. ( Números 25:1 a 18). Se o humilde servo do Senhor não fica enfurecido com a maldade, ele se torna um ocioso e um participante da maldade por sua omissão.

Jesus nos orienta como devemos nos comportar em meio aos lobos.
“... portanto, sede prudente como a serpente e manso como a pomba”.
(Mateus 10:16)

 2- O que esta expressão significa?
      a) Significa entrega total.
      b) Quem se submete incondicionalmente ao Senhor, inclusive seus direitos.
      c) É aquele que passou o comando para Cristo.
      d) É aquele que entregou todas as chaves.
      e) Isto é plena submissão.
      f) Isto é domínio do Espírito Santo.
      g) Isto é imersão no Espírito Santo – batismo no Espírito Santo.
      h) Entregar implica em não esperar de volta.

 3-  Quais os resultados da observação deste princípio?
      Quando, de fato, passo o comando para Cristo, os resultados serão:
      a) Herdarão a terra – usufruo de uma vida que vale a pena viver.
      b) Descanso – Fé é sentar na cadeira – “Ele me faz repousar em pastos verdejantes...”.
      c) Direção – Deus pode me conduzir ao porto desejado – “Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”.
      d) Deus como meu defensor – “Tua vara e teu cajado me consolam”.
      e) Tenho consciência de que sou apenas mordomo.

4- Quais as consequências da violação deste princípio?

Isto é, quando eu assumo o comando.
      a) Ansiedade – tensão, medo do futuro.
      b) Amargura – quando você acha que seus direitos estão sendo violados.
      c) Irritação – esta será a luz vermelha que sempre acenderá quando você percebe que seus direitos estão sendo violados.
      d) Ódio – A amargura acabará produzindo o ódio.
      e) Avareza – Você é o dono e quando aquilo que lhe pertence é tirado, você se torna avarento. Avareza é idolatria.

5- Quais situações apresentadas por Jesus ilustram este princípio?
      a) Mateus 5:38-42 – Dê-lhe a outra face; deixa-lhe também a túnica; vai com ele duas milhas; dá a quem te pede; não volte as costas ao que te pede emprestado.
      b) Mateus 6:19-34 – Não podeis servir a dois senhores, por isso: Não andeis ansiosos quanto à comida, à bebida, ao vestuário; olhe para as aves e para os lírios; buscai, pois em primeiro lugar o Reino.

Aplicação pessoal:
      1. Quais conflitos interiores você ainda identifica em sua vida, pela falta de mansidão (veja o ponto 4)?
      2. Que características precisam ser transformadas em você, a fim se tornar uma pessoa mais mansa como Jesus (Mateus 11:29)?



                                 

                                                                                                                Por: Ludovico Motta, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário