quinta-feira, 1 de setembro de 2011


 
“Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” (2 JOÃO 8).

Nas palavras do apostolo João podemos ver que se existe situações de pleno galardão, recompensa parcial e de nenhuma recompensa em nosso futuro, deduzimos que isso também se aplica à vida presente. Podemos perceber que isso é evidente na vida de Jesus.

Enquanto andou por esta terra e teve contato com as pessoas. Alguns receberam a recompensa parcial, outros não receberam nada, e houve aqueles que alcançaram o completo galardão.



Jesus um profeta sem honra em sua cidade. (Marcos 6:1 a 6)

O texto acima nos mostra as razões pelas quais os moradores da cidade de Nazaré receberam o galardão pela metade e outros nada receberam.

Jesus passou sua infância em Nazaré e a deixou com a idade de 30 anos para ser batizado por João (Marcos 1:9), e voltou para Nazaré, antes de começar seu ministério público (Mateus 4:13) e foi violentamente rejeitado pelo povo de sua cidade, e assim Ele mudou-se para Cafarnaum (Lc 4:16-30).Nazaré era uma cidade de pouca expressão .Veja como Natanael ficou perplexo ao ser convidado por Felipe para conhecer Jesus de Nazaré. “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. (João 1:45-48)

Marcos 6:5 - “E não pode fazer ali nenhum milagre...” Observe “Não pode”, não é que ele não quis. A pergunta então é: Por que Jesus não pode fazer nenhuma obra poderosa em Nazaré? O que o impediu? A resposta está em Marcos 6: 2-4. Jesus vai até uma sinagoga em Nazaré e abre o livro do profeta Isaías e começa ler o texto que deveria ser lido por um rabino e diz que tudo o que está escrito se refere a ele (Isaías 61;Lucas 4:16-30). É interessante notar que ele escolhe a sinagoga de Nazaré,quando podia ter escolhido outra e em outra cidade,mas ele escolhe se revelar para o povo da sua cidade que conviveu com ele desde a sua infância,mas grande foi a sua decepção.Ao ponto de dizer que um profeta não tem honra em sua própria casa. A palavra chave aqui é honra. Eles não o honram

 “Muitas vezes Deus irá nos enviar o que precisamos em uma embalagem que não queremos.”



Conclusão: A honra é a chave para recebermos as bênçãos de Deus. Muitas vezes oramos e até jejuamos e não recebemos porque estamos certamente quebrando esse principio. “E estava admirado da incredulidade deles.” (Marcos 6:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário